TRANSPORTE
As cooperativas de transporte são sempre uma referência, seja ao pegar um táxi ou ônibus, na escolha de um
serviço de entrega, ou mesmo na procura de quem faça o transporte escolar. O ramo também contempla
cooperativas que se dedicam ao transporte turístico, oferecendo os serviços de transfers e passeios de
bugue, por exemplo. Há mais de 2 décadas, o cooperativismo organiza a prestação de serviços de transporte
de cargas e de passageiros no Brasil, reunindo cooperados que são donos ou que têm permissão para uso do
veículo. Tal modelo de negócios coletivo promove a profissionalização e melhores condições de trabalho aos
pequenos e médios transportadores.
A presença marcante e importância do ramo também podem ser observadas por meio dos dados:
886
97
mil
5,7
mil
Cooperativas
DE
CooperaDOS
Empregos
diretos
2022
0
2021
0
2020
0
2019
0
2022
0
2021
0
2020
0
2019
0
2022
0
2021
0
2020
0
2019
0
As cooperativas do Ramo Transporte têm se apresentado como uma das formas mais eficientes e representativas
para a organização do transportador autônomo, possibilitando oportunidades de trabalho, geração de renda e
valorização da atividade, uma vez que os profissionais são donos do próprio negócio.
Transporte rodoviário de cargas 49 Transporte coletivo de passageiros 43 Transporte individual de passageiros 20 Transporte náutico de cargas 1 Transporte aéreo de cargas 0.1
Apesar do impacto da Covid-19 nos últimos dois anos, o setor de transporte foi fundamental para o
desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), em 2021 o
setor apresentou crescimento de 11,4%. Além disso, nesse mesmo período foram criados 79.796 postos formais de
trabalho. E o cooperativismo de transporte foi fundamental nesse cenário. Os números de nossas cooperativas
reforçam o potencial do Ramo Transporte para ampliar o tamanho das frotas, levando transporte de qualidade
para as cidades brasileiras. Seja táxi, moto, van, ônibus ou caminhão, o cooperativismo de transporte oferece
condições para que seus cooperados exerçam sua profissão com mais competitividade e oportunidades.
Os indicadores financeiros do cooperativismo de transporte são mais uma evidência de seu impacto na sociedade:
2,5
bilhões
Em ativos totais
um aumento de 66% em relação ao ano anterior!
9,6
bilhões
Em ingressos
do exercício
um aumento de 59% em relação ao ano anterior!
Todos esses números refletem o trabalho das cooperativas de transporte, que retorna para a sociedade na
forma de mais desenvolvimento e qualidade de vida:
R$
655
milhões
recolhidos aos
R$
274
milhões
em salários e benefícios
Tributos sobre vendas e serviços
0
Despesas com pessoal
0
Mais de
R$
929
milhões
em tributos e despesas com pessoal
Intercooperar não é só um princípio do cooperativismo, é também uma forma inteligente e eficiente de fazer
negócios com foco em mais cooperação e menos competição. Essa estratégia de mercado ocorre por meio de
parcerias e negociações entre duas ou mais cooperativas, do mesmo ramo ou de ramos diferentes, que firmam
acordos comerciais, de prestação de serviços, de cooperação técnica ou financeira. Assim essas ações conjuntas
de cooperação e intercooperação podem ser o ponto de virada para gerar prosperidade, principalmente em
momentos de adversidade e recuperação da sociedade frente aos efeitos da crise sanitária mundial que permeou a
vida das pessoas nos últimos anos.
34
%
Das cooperativas
fizeram negócios com
cooperativas
7
%
Das cooperativas
adquiriram produtos ou serviços de
cooperativas
6
%
Das cooperativas
adquiriram produtos de
cooperativas Agropecuárias
13
%
Das cooperativas
utilizaram planos de
cooperativas
34
%
Das cooperativas
fizeram negócios com cooperativas de crédito
7
%
Das cooperativas
adquiriram produtos ou serviços cooperativas de trabalho
6
%
Das cooperativas
adquiriram produtos de cooperativas Agropecuárias
13
%
Das cooperativas
utilizaram planos de saúde de cooperativas de saúde
Cada dia mais, transportadores de todo o país têm descoberto as vantagens do modelo cooperativista: a
oportunidade para quem deseja unir um bom negócio, pautado na interação com a sociedade e na preocupação com
a sustentabilidade.
Atualmente, a frota das cooperativas de transporte de cargas soma aproximadamente 37 mil veículos. Os
implementos rodoviários (semi-reboque) representam 51% da frota, ao passo que os automotores representam
49%.
2022
0
2021
0
2020
0
2019
0
2022
0
2021
0
2020
0
2019
0
2022
0
2021
0
2020
0
2019
0
2022
0
2022
0
2020
0
2019
0
até 5 anos 8326 6 a 10 anos 5871 11 a 15 anos 8570 16 a 20 anos 4825 Mais de 21 anos 8585 Fonte: Sitcarga
Vivenciamos um momento ímpar da história mundial. A pandemia nos mostrou, acima de tudo, o alcance da
cooperação como mola propulsora do desenvolvimento. Quem pega táxi ou ônibus, contrata serviço de entregas ou
ainda procura transporte escolar para crianças, sempre pode contar com uma cooperativa de transporte de
passageiros ou cargas.
Panorama do Cooperativismo de Transporte no Brasil
Segmentação do
Ramo Transporte
Além disso, o ramo é conhecido também por sua diversidade, englobando os segmentos de: bens de fornecimento,
transporte rodoviário de carga, transporte aéreo de cargas, transporte náutico de cargas, transporte coletivo
de passageiros e o transporte individual de passageiros. Neste contexto, cabe destacar que o transporte
rodoviário de cargas representa 49% das atividades do ramo, somando 438 cooperativas. Por sua vez, as
cooperativas que realizam o transporte coletivo e individual de passageiros, participam com 43% e 20% do
setor, respectivamente.
Atuação das
cooperativas por segmentos
Indicadores Financeiros
Indicadores Financeiros do
Cooperativismo de Transporte
cofres públicos
aos seus funcionários.
Proporção de tributos e despesas
com pessoal
(Transporte)
Intercooperação é Negócio
EM 2022:
De Transporte
de crédito
De Transporte
de trabalho
De Transporte
De Transporte
de Saúde
De Transporte
De Transporte
De Transporte
De Transporte
Dados Complementares
Composição da frota por tipo de veículo
Idade da frota de veículos
Desafios e Oportunidades
Nesse contexto, o cooperativismo de transporte passa por importantes transformações, provocadas pelos avanços
tecnológicos, a digitalização e a consequente necessidade dos negócios se reinventarem. As relevantes mudanças
nos hábitos de consumo da sociedade e na relação entre consumidores e organizações já são realidade.
Para o segmento de transporte de cargas, todo o cenário de isolamento social provocado pela pandemia
apresentou oportunidades de crescimento, que foram aproveitadas rapidamente pelas cooperativas. Elas passaram
a ter forte presença no delivery, atuando, inclusive, em parceria com grandes plataformas de e-commerce.
Como o tempo de entrega e o custo do frete são fatores críticos que estão diretamente relacionados à decisão
de compra dos consumidores, as cooperativas vêm firmando parcerias estratégicas para operacionalizar esses
serviços com qualidade e eficiência.
No cenário de elevações sucessivas do principal insumo do transporte, o combustível, o desafio das
cooperativas de se manterem competitivas nos diversos mercados em que atuam é ainda maior. Para o segmento de
passageiros, os desafios também são grandes. O setor busca desenvolver estratégias para manter fidelizados os
clientes, além de obter parcerias para o redesenho de seus modelos de negócios.
O cenário atual econômico trouxe para o cooperativismo de transporte importantes reflexões e aprendizados. A
aceleração do processo de digitalização, por exemplo, deixou ainda mais evidente a necessidade dos negócios se
reinventarem e estarem cada vez mais atentos a tendências e a mudanças nos hábitos de consumo e na relação
entre consumidores e organizações.
Em uma perspectiva futura, a mobilidade será predominantemente, porta a porta e sob demanda. Isso sem contar
no crescimento dos serviços de economia compartilhada. A tendência é que os consumidores busquem, cada vez
mais, formas alternativas de locomoção, mais baratas, flexíveis e sustentáveis. As fronteiras entre transporte
privado, compartilhado e público também tendem a ser cada vez menores. É certo que o futuro reserva muitos
outros desafios, mas nossas cooperativas seguirão trabalhando em melhorias contínuas para estarem aptas e
preparadas para lidar com qualquer mudança que possa surgir.
R$
BI
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